Psicanálise o que é, onde vive, o que faz, de que se alimenta, e o que diferencia da psicologia e da psiquiatra?
Brincadeiras à parte, seu conceito e as mistura de informações dentre essas profissões é mais comum do que você imagina.
E é por isso que deixaremos claro aqui como a psicanálise atua e sua premissa, assim como a diferença entre psicologia e psiquiatria.
Ainda mais que a psicanálise é um assunto relativamente novo, e tem tratamentos mais complexos e profundos nas pessoas que buscam ajuda.
Por isso comecemos a entender… Psicanálise o que é?
Antes de adentrarmos sobre a diferenciação dessas profissões, vamos esclarecer: psicanálise o que é, o que faz um psicanalista e como esse tratamento pode te ajudar.
A psicanálise é um tratamento terapêutico desenvolvido e criado por Sigmund Freud, neurologista austríaco, do século XIX, onde pela primeira vez trouxe o tema inconsciente para ser discutido em tratamentos mentais.
O objetivo da psicanálise é entender como a mente humana funciona, aplicando técnicas que analisam o discurso do analisando (nome dado a pessoa que busca a psicanálise), e fazendo questionamentos sobre esse discurso, avaliando equívocos e ações impensadas.
Freud dizia que há memórias, sentimentos, desejos e pensamentos no inconsciente de todo ser humano, que nunca foram acessados, e que através de suas técnicas, os problemas que um indivíduo se queixava no momento, poderia ser consequência de algo mal resolvido que estava armazenado, sem que nem mesmo o analisando saiba.
Como resultado do seu método, há um equilíbrio do analisando com o eu-interior e suas questões, promovendo a busca incessante pelo autoconhecimento, tendo como consequência mais possibilidade dos pacientes falarem de suas vontades, sonhos, experiência de vida e etc.
Por isso é um método que trata não só de problemas atuais do analisando, como trata cada queixa com bastante profundidade buscando a raiz desse problema.
Há alguns sintomas que podem ser tratados com a Psicanálise, como:
A psicanálise é uma área onde tem se desenvolvido cada vez mais, desde a sua criação, e já há ramificações dos seus estudos, onde é classificado entre Psicanálise clássica e Psicanálise contemporânea.
Podemos aprofundar mais sobre esse assunto em um próximo post. O que acha?
Psicanalista é aquele(a) que se utiliza do campo clínico para tratar de pessoas acometidas por desconfortos, disfunções, ou transtornos patológicos oriundos da mente.
O psicanalista por meio de técnicas e métodos específicos atua pelo viés da hermenêutica, ou seja, no terreno da investigação para remover os conteúdos que estão no inconsciente para serem tratados na instância consciente e assim construir pontes que conectem o analisando a suas realidades intervindo nas causas e menos nos efeitos.
A Psicologia é muitas vezes confundida com a psicanálise, mas é aqui onde você irá entender que há sim suas diferenças.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, com o objetivo de fazer o paciente entender o que o faz agir, pensar e sentir de tal forma.
A psicologia existe desde entre o século 400 e 500 a.C., porém como filosofia. Só no século XIX a psicologia começou a ser estudada e entendida como ciência, graças a William James, filósofo e psicólogo americano e o primeiro cientista a oferecer um curso de psicologia nos Estados Unidos.
Além de William, há outros nomes como Charles Sanders Peirce e John Dewey, que tiveram grande participação na criação do pragmatismo (conceito que defende que o significado das ideias só acontece em termos das suas possíveis consequências. Se não há consequências, não há ideias).
Mas não é o momento para nos aprofundarmos na história da psicologia. Vamos voltar ao seu conceito…
Assim como na psicanálise, o tratamento é feito através da escuta e do diálogo, mas com uma diferença, essa análise é feita através de influências sociais, aspectos biológicos e psíquicos.
Esse tipo de tratamento pode ser realizado por meses ou anos, vai depender do desenvolvimento do paciente e como ele vai lidar com as mudanças da vida.
Também é possível desenvolver o autoconhecimento do paciente através da terapia (consultas psicológicas), assim como na psicanálise.
Porém com a diferença de que apesar de na psicologia também tratar traumas ou situações do passado, é o meio em que o paciente vive no momento, e situações presentes que se tornam material bruto que será trabalhado pelo psicólogo.
O psicólogo é um profissional formado na graduação de psicologia.
Um psicólogo pode atuar em um ou nos totais 11 segmentos da psicologia, segundo a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 013/2007:
Hoje a psicologia tem sido uma das áreas mais buscadas por pessoas que querem evoluir emocionalmente e mentalmente, e não só as que possuem transtornos mentais apenas.
E por fim a psiquiatria, que é um estudo oriundo da medicina, onde avalia os pontos bioquímicos e fisiológicos do cérebro, assim como problemas que ocorrem nesse sistema e possíveis tratamentos medicinais.
Basicamente psiquiatria pode ser dividida em dois tipos:
A psiquiatria até hoje, soa como tratamento para “loucos”, isso porque desde seu surgimento, houve essa “rotulagem” entre as pessoas normais e os loucos.
Raíz disso começou com o avanço no estudo de doenças mentais de Philippe Pinel , médico francês, no final do século XVIII, criando uma linguagem nova na medicina, que classificou essas pessoas que possuíam essas enfermidades, como “alienados” e os demais como pessoas “normais”, e que por isso, elas deveriam estar em hospitais.
Com isso surgiram os manicômios e hospitais de psiquiatria, com a justificativa de que essas pessoas precisavam de choques elétricos, por exemplo, tratando esses casos como pura ciência e sem humanidade.
Hoje sabemos que as pessoas não tinham um atendimento e tratamento digno.
Graças ao avanço dos estudos e de novas teorias, isso tem mudado bastante, inclusive a forma com que o psiquiatra atua na sua profissão.
Na psicanálise e psicologia os métodos são unicamente através da escuta e diálogo, já na psiquiatria o uso de medicamentos é a principal forma de tratamento para seu paciente.
Isso porque a psiquiatria avalia instabilidades nas funções biológicas do cérebro, que como consequência se convertem a transtornos e doenças mentais e por isso um psicólogo busca amenizar os sintomas.
Essas análises são feitas através de exames, e testes neurológicos, neuropsicológicos e de imagem, e também pode ser solicitado exames laboratoriais e físicos.
O psiquiatra é um profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria.
Normalmente o psiquiatra não busca entender os âmbitos sociais, familiares, culturais e comportamentais do paciente.
Por isso é comum uma pessoas buscar inicialmente um psicólogo, que dependendo do seu caso, é também encaminhado a um psiquiatra para receitar uma medicação.
Hoje os psiquiatras atuam não somente em hospitais, mas também em consultórios com atendimento individualizado.
Dentre as três profissões, a psiquiatria é a única que é permitida prescrever receitas de medicamentos.
Há profissionais da psiquiatria, que são psicólogos e inclusive psicanalistas. Ser profissional de uma área não impede de ser profissional nas outras áreas, basta ter as formações exigidas.
Agora que diferenciamos os conceitos de Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria, conseguiu identificar em quem precisa pedir ajuda?
Acredito que não…
Isso quer dizer, que muitas vezes é preciso ajuda dos três profissionais para evoluir com seu tratamento, cada pessoa apresenta um quadro diferente, que precisa ser analisado de forma personalizada e individualizada.
O importante é saber que há três profissões que promovem seu equilíbrio mental, e você só precisa COMEÇAR!
A saúde mental é um problema que cresce a cada ano, e o Brasil ocupa o primeiro lugar em país que mais tem pessoas com depressão na América Latina e o segundo país entre as Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Esse resultado agravou-se após a pandemia, e trouxe à tona esse tema super preocupante para a preservação da humanidade com sanidade.
Por isso te convido a fazer sua primeira avaliação comigo, Psicanalista Clínico, para que juntos possamos reduzir essa triste estatística no nosso país.
“Onde houver demanda pela vida humana, a psicanálise fará ecoar sua voz de auxílio”
Mestre e Doutor em Psicanálise
Contate-nos